Convide um amigo para experimentar Orgânicos in Box e ganhe créditos!

Ashburn (Localização não atendida)
Contato

Precisamos falar sobre agrotóxicos

Precisamos falar dos malefícios dos agrotóxicos e dos benefícios dos orgânicos para a sua saúde e a do planeta

Nossa missão na Orgânicos in Box é espalhar a comida orgânica pelo Rio de Janeiro, levando saúde e reconexão com a terra ao maior número de pessoas possível. Quando falamos de orgânicos e vida saudável, é inevitável falar de agrotóxicos e o impacto que esses produtos químicos têm na nossa saúde, e é disso que vamos tratar neste post.

Agrotóxicos no Brasil

Nunca se falou tanto em agrotóxicos no Brasil. Isso porque 2019 bateu o recorde de liberações do produto: desde janeiro do ano passado foram aprovados 474 novos pesticidas agrícolas. Entre os pesticidas aprovados, 41% são altamente tóxicos e 32% deles não são permitidos na União Europeia.

O agrotóxico mais utilizado no Brasil e no mundo é um herbicida a base de glifosato – você já deve ter ouvido falar nele. Esse produto é amplamente aplicado nas plantações de milho, café, soja, arroz, banana, maçã e mamão, alimentos muito comuns na nossa alimentação. Em 2015 a agência de pesquisas em câncer da ONU anunciou que esse agrotóxico provavelmente é cancerígeno para os humanos; mesmo assim, o glifosato continua sendo utilizado nas plantações convencionais e, nas aprovações de 2019, 13 herbicidas são a base dessa substância.

Entre 2015 e 2017 o Ministério da Saúde registrou 1.141 casos de intoxicação crônica por agrotóxicos, e só em 2017 foram 4.003 casos de intoxicação aguda. Os agricultores e moradores das comunidades são os que mais sofrem com a intoxicação, mas os consumidores também são afetados com os resíduos de agrotóxicos presentes na água, nas frutas, nas verduras e até mesmo nos produtos industrializados. Além de nocivos para a saúde, os agroquímicos são extremamente tóxicos para o meio ambiente – falamos sobre isso neste post [link para post “orgânicos: uma escolha de impacto].

Benefícios dos orgânicos

Os alimentos orgânicos são aqueles que dispensam o uso de substâncias artificiais em sua produção e são livres de agrotóxicos, fertilizantes químicos, hormônios e sementes transgênicas. Além disso, devem ser cultivados a partir de um sistema sustentável para o meio ambiente e as comunidades rurais, sem a utilização de práticas ou insumos que tragam prejuízos ao ecossistema ou à saúde do produtor – isso tudo é garantido pelo selo Orgânico Brasil.

Optar por uma alimentação orgânica garante que você não se contamine com traços de agrotóxicos contidos nos alimentos, além de ser uma escolha mais sustentável para o meio ambiente e o trabalhador rural. Além disso, pode acreditar: os alimentos orgânicos, especialmente as frutas e legumes, são muito mais saborosos.

Porém, quando falamos em orgânicos, geralmente só as frutas, legumes e verduras são levados em consideração. Mas já parou para pensar nos alimentos que consumimos todos os dias, como arroz, feijão, açúcar e café? Para garantir saúde para você e sua família, é importante pensar na alimentação como um todo, e aqui na Orgânicos in Box isso é possível: além das nossas cestas com alimentos frescos, você também encontra produtos de mercearia no nosso mercado – e nossos assinantes têm 10% de desconto nas compras do mercado. Fica a dica 😉

Conheça todas as nossas assinaturas aqui e vem viver uma vida mais orgânica com a gente!

Shopping Cart
0